terça-feira, 27 de setembro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO 2011-2012 NO BRASIL


Links Patrocinados:




Estamos chegando perto do horário de verão, quando teremos que adiantar os relógios em 1 hora, assim amanhecendo mais tarde e anoitecendo mais cedo. Muitas pessoas não gostam do horário de verão, mas ele é muito importante para a economia de energia elétrica e também para a preservação do meio ambiente.


O horário de verão foi criado há muito tempo pelo famoso inventor Benjamin Franklin quando nem havia energia elétrica. Porém a idéia só foi colocada em prática pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.
Já no Brasil essa iniciativa foi estabelecida no dia 1º de outubro de 1931, quando Getúlio Vargas era o presidente do país. O principal objetivo do horário de verão é conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica, assim aproveitando melhor a luz solar.


Como o nome diz a alteração ocorre no verão, pois é quando a luz do sol está mais intensa, fazendo com que seja mais bem aproveitada. Assim é adiantada uma hora no fuso horário oficial local, porém isso não ocorre em todo o país, somente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Quando o verão termina o horário de verão também se encerra, assim voltando tudo ao normal. Outros 30 países também utilizam o horário de verão.
O horário de verão esse ano se iniciará no dia 16 de outubro e se estenderá até a zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012. Então o horário de verão 2011 – 2012 durará 133 dias. Em 2008 foi assinado o decreto 6.558 pelo presidente Lula, que estabeleceu os padrões para os futuros horários de verão que ocorre anualmente, assim não seria mais necessário que todo ano fossem criadas novas normas.

Assim segundo esse decreto fica instituído que a hora de verão de todos os anos sejam a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro e se estenda até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Mas no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então excepcionalmente o encerramento será no domingo seguinte, esse é o caso do carnaval de 2012.

Os Estados em que entrará em vigor esse decreto são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.


Links Patrocinados:

Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

Receba as novidades por e-mail:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

BORI-BORI- Dicas 2014, Concursos, Empregos, Cursos Copyright © 2010 Érica Castro