domingo, 8 de janeiro de 2012

APRENDER POR OSMOSE SIGNIFICADO


Links Patrocinados:



Muitas pessoas acham que o estudo é uma coisa chata e que não leva ninguém a lugar nenhum, mas nos tempos atuais é muito importante que todos saibam de tudo um pouco, principalmente os mais jovens que têm pela frente um mercado de trabalho super concorrido, onde o estudo será determinante para seu sucesso ou fracasso. Hoje as facilidades para ter acesso ao estudo são bem maiores, projetos como o Enem e os cursos à distância proporcionam um aprendizado mais amplo, chegando a um número muito maior de pessoas. A internet tem sido também uma importante ferramenta neste processo, uma vez que oferece inúmeras opções, pagas ou gratuitas, para quem deseja estudar ou se aperfeiçoar em sua profissão.


Para aprender precisa-se de muita disciplina e dedicação, mas tem muitas pessoas que dizem aprender por osmose e o que isto pode significar, poucos podem saber, pois se dizem que aprendem desta maneira é porque devem saber muito pouco. A expressão “Aprender por Osmose” tem sido muito usada, mas muitos não sabem do que se trata.
A osmose é um fenômeno que acontece porque duas regiões separadas por uma membrana nas quais existem dois líquidos, um mais concentrado do que o outro e por meio desta membrana as duas regiões podem trocar de líquidos, passando o líquido mais concentrado para o meio menos concentrado, fenômeno este que acontece no nosso corpo.

Aprender por osmose quer dizer que a pessoa que segura um livro, apostila ou fica perto de alguém ou algo que contenha conhecimento possa aprender por osmose, ou seja, se o livro possui mais conhecimento que ele, o conhecimento será transmitido por osmose para ele, como se fosse dentro de uma célula que a membrana permite a troca de líquidos mais concentrados com líquidos menos concentrados.

Assim, a partir de uma propriedade dita coligativa na biologia e química, nasceu uma frase que parece até mentira, mas que muitos acreditam que seja verdade e que se estiver próximo a algo ou alguém que saiba muito, também pode aprender. Apesar de sabermos que isto é muito improvável de acontecer na realidade.
Para muitos isto é apenas mais desculpa dada por aqueles que não querem estudar, não querem se esforçar e se dedicar aos estudos, estes afirma que, basta estar em sala de aula, ou em um ambiente onde flui o ensino que seu aprendizado ocorrerá naturalmente.

Há quem diga que basta dormir abraçado a um livre ou conviver com alguém muito inteligente para adquirir todos os conhecimentos assim, transmitidos por "osmose".
Infelizmente o aprendizado não é assim tão simples, é preciso esforço, dedicação, boa vontade da pessoa para aprender e se aperfeiçoar cada vez mais. A convivência pode sim, interferir no aprendizado, disto não há dúvida, mas não é o único fator para que o aprendizado realmente aconteça, é preciso disciplina, estudo, dedicação e também a convivência com o ambiente de ensino.

Links Patrocinados:

Leia Também: :


1 comentários:

Anônimo disse...

muito bom . eu estava muito curiosa para saber o significado de tal frase, esclareceu completamente minhas dúvidas.

Postar um comentário

Receba as novidades por e-mail:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

BORI-BORI- Dicas 2014, Concursos, Empregos, Cursos Copyright © 2010 Érica Castro