segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OSTEOPOROSE TEM CURA? SINTOMAS E TRATAMENTO


Links Patrocinados:



O osso é considerado um órgão vivo, pois ele tem várias funções no organismo, como sustentação e proteção. Ao contrário dos demais órgãos do corpo humano ele é compacto e tem uma aparência sólida, sem ele não conseguiríamos sustentar-nos de pé. Porém no interior do osso ele tem o aspecto de uma esponja, já que é através dos espaços que passam os vasos sanguíneos e também se localiza a medula óssea.


Com o passar do tempo, muitas pessoas, principalmente mulheres podem desenvolver uma doença nos ossos, chamada osteoporose em que ocorre a descalcificação progressiva dos ossos, diminuindo a massa óssea, assim fazendo com que o osso perca a qualidade e se torne frágil, aumentando o risco de uma fratura.
Isso ocorre, pois após os 30 anos o processo de reabsorção óssea começa a ficar maior do que o de produção de osso novo, e assim ao longo dos anos podemos desenvolver a osteoporose, que reduz a densidade mineral do osso e também causa distúrbios na sua estrutura, levando-o a ficar mais frágil.



A osteoporose costuma atingir mais às mulheres, pessoas de pele clara, de baixa estatura e baixo peso, após a menopausa, também em mulheres que nunca engravidaram, pessoas sedentárias, baixa exposição solar, ingestão de cálcio e vitamina D, fumantes, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Por isso se você se encontra em algum desses casos, é necessário tomar cuidados, especialmente mudanças de hábitos, alimentação mais saudável e atividade física para que no futuro não desenvolva essa doença.
Ao contrário do que muitos pensam a osteoporose não se manifesta de forma visível, é uma doença silenciosa, seus sintomas só aparecem quando ela está em fase avançada. Entre os sintomas estão dores nos ossos, especialmente nas costas, fraturas e redução da estatura causada por colapsos das vértebras da coluna.


Por isso antes de chegar a essa fase o melhor é prevenir a doença, pois as lesões causadas na estrutura óssea são irreversíveis, e os medicamentos não revertem a osteoporose, só evitam que ela progrida. Geralmente os medicamentos usados são os de reposição de cálcio e vitamina D, substâncias que ajudam no fortalecimento dos ossos, Bifosfonados, Raloxifeno, Estrogênios e reposição hormonal, Teriparatide, entre outros, que devem ser tomados somente sobre prescrição médica.



Além disso, também as mudanças nos hábitos de vida ajudam e muito, como não fumar, nem beber, praticar exercícios físicos, inclusive musculação, se alimentar especialmente com alimentos vindos do leite e derivados, legumes verdes, cereais, frutos secos e peixe. Também é importante tomar sol de 20 a 30 min por dia, entre as 6 e 10 horas da manhã e não é preciso expor todo o corpo.
Por isso é importante que você tome todos os cuidados para que no futuro não sofra com essa doença que pode atingir a qualquer pessoa que não se cuidar. Podendo também levar ao desencadeamento de outras doenças como anorexia nervosa, depressão, hipertiroidismo, entre outros.

Links Patrocinados:

Leia Também: :


1 comentários:

reginaldo disse...

ESSE CAMERA AI TEM QUE FAZER UM CURSO, POIS AO INVÉS DE FILMAR O PALESTRANTE FICA MUITO TEMPO SÓ COM A PLATEIA.....

Postar um comentário

Receba as novidades por e-mail:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

BORI-BORI- Dicas 2014, Concursos, Empregos, Cursos Copyright © 2010 Érica Castro