terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS- O QUE É?


Links Patrocinados:



As cores fazem parte da nossa vida, estando presentes em tudo o que vemos e isso é tão comum que às vezes não damos importância para isso. Mas você sabe o que é a cor? Na verdade ela é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina. Essas células transmitem impressões para o sistema nervoso.


A cor de um objeto ou material é determinada através das médias de freqüência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem, então um objeto só terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor, por exemplo, se um objeto é azul, ele absorve preferencialmente as freqüências fora do azul.
Nos humanos as cores são percebidas através de uma faixa específica chamada de zona do visível, já outros animais conseguem enxerga-las através dos órgãos da visão, permitindo que diferenciemos melhor os objetos do espaço.



A visão das cores humana é tricomática, ou seja, temos a capacidade de perceber três tonalidades distintas de cores, o azul, verde e vermelho, estas são as cores primárias, mas em combinações de pigmentos e tintas as cores primárias são vermelho amarelo e azul, elas também são chamadas de cores puras, pois não são formadas através da mistura de outras cores e são capazes de formar novas cores se misturadas.


As cores secundárias são formadas através da mistura de duas cores primárias em iguais proporções dando origem a uma nova cor. Quando o azul é misturado com o amarelo ele origina o verde, já o azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
E ainda há as cores terciárias que são resultado da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias, como o marrom, que é a mistura do amarelo ou vermelho com preto.


As cores podem ser consideradas como luz, pois só conseguimos enxergar a cor de um determinado objeto quando há luz nele, por isso que a noite não conseguimos enxergar direito as cores. A cor branca é resultado da mistura de todas as cores primárias, enquanto o preto é a ausência de luz. O branco também é considerado uma cor neutra, ou seja, é uma cor que é usada para complementar outra, pois tem pouco reflexo, além do branco o cinza e o marrom também são considerados cores neutras.

Links Patrocinados:

Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

Receba as novidades por e-mail:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

BORI-BORI- Dicas 2014, Concursos, Empregos, Cursos Copyright © 2010 Érica Castro