sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VENENO PARA CUPIM DE MADEIRA CASEIRO


Links Patrocinados:




O cupim é um inseto eusocial, ou seja, que vive em grupo e possui castas estéreis, que são os soldados e operários, assim como as formigas. Uma colônia é formada de um casal reprodutor, que seria o rei e a rainha, que se ocupa apenas de produzir ovos, deles saem inúmeros operários que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas e de soldados que são responsáveis pela defesa da colônia. Apesar de existirem 2.800 espécies de cupins catalogadas no mundo, apenas 10% das espécies conhecidas de cupins são registradas.


Esses animais vivem em regiões tropicais e subtropicais, mas há algumas espécies que podem ser encontradas em latitudes mais elevadas. Os cupins na natureza desempenham um papel fundamental, pois eles atuam na decomposição de madeiras e restos vegetais em geral, assim devolvendo ao meio ambiente os nutrientes ali presentes, além disso, eles constroem galerias que permitem uma melhor aeração do solo, facilitando o aparecimento de fungos e outros microorganismos responsáveis por acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica existente no solo, assim contribuindo para o equilíbrio ambiental.
Porém esses animais na cidade são considerados uma praga, pois além deles se proliferarem de maneira exagerada tanto nas áreas urbanas como rurais, e principalmente por se alimentarem da madeira e outros materiais que possuam celulose em sua composição, eles acabam estragando os móveis, pisos de madeira, portas, entre outras coisas feitas com madeira.

Os cupins podem facilmente invadir as casas, mesmo em apartamentos em andares altos. Eles costumam se reproduzir em épocas chuvosas, quando surgem os cupins alados, e quando se forma um casal, ambos dão origem à nova colônia.


Para acabar com os cupins é necessário adotar um método mais adequado, sem causar impacto ao meio ambiente, pois o uso indiscriminado de inseticidas pode causar grandes problemas, colocando em risco tanto a saúde das pessoas como contaminando o meio ambiente.

Na verdade não existem métodos caseiros com grande eficácia no combate aos cumpins, porém muitas pessoas indicam a aplicação de querosene na madeira afetada, mas esse produto não elimina a colônia, já que não possui ação inseticida e ainda pode danificar a peça, além de ser muito perigoso, pois é um produto inflamável.
O que pode se fazer, uma vez que a infestação já está instalada é a substituição da peça danificada, já em casos de infestações moderadas pode utilizar a injeção de inseticida através dos pequenos orifícios deixados pelos cupins, mas em pequena quantidade, caso você não consiga eliminá-los chame um profissional que saberá como melhor proceder.

Links Patrocinados:

Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

Receba as novidades por e-mail:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

BORI-BORI- Dicas 2014, Concursos, Empregos, Cursos Copyright © 2010 Érica Castro