segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIETA DA USP 2012 FUNCIONA MESMO?


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As pessoas em geral dão muito valor à estética, assim todos desejam estar em forma, por isso acabam recorrendo a dietas um tanto duvidosas para alcançar seu objetivo. Entre elas está a Dieta da USP, criado nos anos 90 e que até hoje é procurada pelos brasileiros. Muitas pessoas que a fizeram, obtiveram sucesso no emagrecimento, isso se deve ao fato do cardápio ser muito restrito, sendo formado por ovos, presunto, saladas e café. 
DIETA DA USP 2012 FUNCIONA MESMO?

Mas exatamente por isso essa dieta pode ser perigosa para a saúde, a própria Universidade de São Paulo não confirma que seus especialistas tenham elaborado o cardápio. A dieta deve ser seguida por apenas 14 dias, um tempo maior poderia acarretar em problemas de saúde, como complicações renais e alterações cardíacas. Afinal o nosso corpo necessita de diferentes nutrientes, a pouca variedade do cardápio da dieta não é capaz de suprir as necessidades diárias de nosso corpo. Por isso durante a dieta a pessoa pode sentir efeitos colaterais, entre eles cefaléia, constipação intestinal, mau hálito, cansaço, fraqueza muscular, alterações no sono, estresse físico e emocional. Sendo seguido a risca a dieta realmente funciona, mas o emagrecimento acontece devido à perda de líquidos, massa muscular e pouca gordura, assim quando a pessoa voltar á sua alimentação normal não conseguirá manter o peso. 

Então será que vale a pena recorrer a essa dieta tão restrita? Confira a dieta abaixo: 

 1º Dia – café da manhã: café preto sem açúcar, com adoçante – almoço: 2 ovos cozidos e ervas – jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade.
 2º Dia – café da manhã: café com bolacha cream-crackers – almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto – jantar: presunto à vontade.
 3º Dia – café da manhã: idem 2º Dia – almoço: 2 ovos cozido, salada de vagem e 2 torradas – jantar: presunto e salada. 
 4º Dia – café da manhã: idem 2º e 3º Dia – almoço: 2 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade – jantar: salada de frutas e iogurte natural.
 5º Dia – café da manhã: cenoura crua espremida com limão e café preto – almoço: frango grelhado à vontade – jantar: 2 ovos cozidos com cenoura. 
 6º Dia – café da manhã: idem 2º, 3º e 4º Dia – almoço: filés de peixe com tomate à vontade – jantar: idem 5º dia. 
 7º Dia – café da manhã: café com limão – almoço: bife grelhado e frutas à vontade – jantar: comer tudo o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas. Nos outros sete dias, a pessoa deve começar novamente a dieta, parando no 14º dia e no dia seguinte podendo voltar a comer normalmente.

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